O que vemos, ouvimos e lemos?
Sabem qual é o jornal mais lido? A rádio mais ouvida? Os canais de televisão mais vistos? Vamos às respostas e começamos pelos jornais.
O “Correio da Manhã” com 34 094 exemplares por dia lidera as vendas em banca, de acordo com os mais recentes dados divulgados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT).
Ainda nas vendas em banca, em segundo lugar surge o semanário “Expresso”, com uma média de 29 709 exemplares por edição (caiu 13% em comparação com o mesmo período do ano passado). A seguir vem o diário desportivo “Record”, com uma venda de 12 327 exemplares por dia e o ‘Jornal de Notícias’, com 12 795 exemplares.
Depois vem a revista ‘Sábado’, que registou uma venda média de 9337 exemplares, e o ‘Público’ com 8398 jornais diários vendidos. O “Diário de Notícias” teve uma venda diária em banca de 966 exemplares, mas há outras publicações com vendas consideráveis: a revista “Maria” teve 24 415 exemplares, a “Nova Gente” teve 21 882 exemplares, a “TV 7 Dias” teve 24 526 exemplares e a “TV Guia” 19 759.
Nas publicações económicas, “Negócios” é líder incontestado com uma circulação global, entre vendas em banca e assinaturas digitais, de 6925 exemplares.
Nas assinaturas digitais, o volume, nalguns casos, já é assinalável: o “Público” tem 54 301 assinantes digitais e o “Expresso” tem 49 987.
Nos jornais regionais a liderança pertence ao “Diário de Coimbra” com 5 847 exemplares vendidos, seguido pelo “Notícias da Madeira” com 4 812 e o “Diário de Aveiro” com 3 388. Alguns títulos tomaram a decisão de não serem auditados pela APCT e daí a sua falta nesta lista.
Passemos agora à rádio. Segundo o mais recente estudo de audiências de rádio da Marktest, a estação com maior share de audiência é a Rádio Comercial com 26,3%, seguida pela RFM com 21,4% e a M80 com 9,6%, enquanto a Antena Um tem 7% de share, a TSF 3,8%, a Rádio Observador 1,3% e a Smooth FM regista 1,2%.
E chegamos à televisão: no final de maio, entre os canais generalistas, a SIC liderou as audiências pelo segundo mês consecutivo, seguida pela TVI e a RTP1. Os canais generalistas em conjunto captam cerca de 40% dos espectadores e os canais de cabo e plataformas de streaming são vistos por 60%.
No cabo a CMTV é líder há mais de 700 dias consecutivos e em maio conseguiu mesmo o melhor share médio de sempre, com 6,6%, que compara com 2,7% da CNN, 2,5% da SIC Notícias e 1% da RTP3.
De notar que o News Now, também do grupo Presselivre, tendo sido lançado há menos de um ano, já regista 1,5% de share.
Uma espreitadela às plataformas de streaming revela que no primeiro trimestre de 2025, os telespectadores portugueses preferiram a Netflix, que tem agora uma quota de mercado de 24%. A Prime Video ocupa o segundo lugar das preferências com 22% e a Disney+ o terceiro com 16%. A Max está na quarta posição, com 13%, seguida da Apple TV+ e da SkyShowtime, ambas com 9% e a Filmin, que fica nos 3%.
(Publicado originalmente no Jornal de Negócios)