Depois do Euro e da Volta à França em bicicleta as atenções desportivas de Agosto estão nos Jogos Olímpicos e as suas transmissões contam nas audiências dos canais. Com uma cerimónia de abertura feita para televisão, o caso não é para menos. Mas mesmo assim os Jogos foram batidos por telenovelas. Ora vejam.

Na semana de abertura dos Jogos Olímpicos, os dois programas mais vistos foram as novelas Cacau (TVI) e Promessa (SIC), respectivamente, com 935 mil e 840 mil espectadores.

Em terceiro lugar, ficou a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, na RTP1, com 818 mil espectadores e depois o Jornal da Noite, de domingo na SIC, com Marques Mendes, visto por 800 mil pessoas, e em quinto lugar a transmissão do Sporting-Sevilha, na TVI, com 797 mil.

De notar que nessa semana a RTP2 ficou em quinto lugar (bem acima da sua posição habitual), graças às transmissões dos Jogos Olímpicos, com 2,3% de share médio semanal, à frente da CNN, Hollywood, SIC Notícias e Star Channel, outro canal a beneficiar dos Jogos Olímpicos, que ficou também à frente da sua posição habitual.

O conjunto de canais de cabo e streaming obteve 58,4% de share, um dos seus melhores resultados dos últimos meses, notando-se um ligeiro aumento dos resultados das plataformas de streaming, eventualmente por efeito da transmissão dos Olímpicos pela HBO Max.

Uma curiosidade a terminar: segundo a Marktest, entre Janeiro e Junho de 2024, foram 40 620 as notícias emitidas os programas regulares de informação da RTP1, SIC e TVI, com uma duração total de 1402 horas, uma média diária de 1 hora e 16 minutos por canal.

Já agora, ainda segundo a Marktest, nos primeiros seis meses de 2024, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, liderou o top de exposição mediática, ao protagonizar 1033 notícias com 49 horas e 4 minutos de duração durante o semestre. O presidente do Chega, André Ventura, foi segundo, com 1022 notícias de 45 horas e 59 minutos de duração e o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, foi terceiro, protagonizando 896 notícias, com 43 horas e 26 minutos de duração.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, registou a quarta posição, com 636 notícias de 29 horas e 5 minutos de duração. Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, ocupou o quinto lugar, intervindo na primeira pessoa em 679 notícias com 26 horas e 51 minutos de duração.

Para terminar espreitemos como evoluiu o streaming, no segundo trimestre do ano: a Netflix voltou a ser a plataforma com maior quota de mercado em Portugal, com 24%; em segundo lugar, está a Prime Vídeo, com 22%; o terceiro lugar é ocupado pelo Disney+, com 18%; a quarta posição é ocupada pelo Max, ex-HBO Max, com 13%, à frente da SkyShowtime, em quinto lugar na tabela com 7%, o mesmo que a Apple TV.