O canal Arte aposta num serviço de televisão multilingue
O canal de serviço público franco-alemão, lançado há 30 anos, é produzido por uma redacção binacional, composta por jornalistas franceses e alemães, abrange vários tópicos internacionais, fornece relatórios culturais sobre cidades europeias e não inclui histórias acerca de pequenos crimes. "Essa linha editorial não mudou desde o início", disse Marco Nassivera, director de informação nos últimos 10 anos.
A programação multilingue tornou-se cada vez mais rica desde 2015, graças ao apoio da União Europeia. Um número crescente de documentários, apresentações ao vivo e filmes estão disponíveis em inglês, espanhol, polaco e italiano no site Arte.tv, que complementam a programação "tradicional" em alemão e francês.
Neste contexto, o canal, criou recentemente um programa ambicioso. Tem a duração de cerca de 18 minutos e pode ser visto no site do canal, no YouTube e nas homepages de seis grandes media partners europeus (Le Soir, Bélgica; El Pais, Espanha; Gazeta Wyborcza, Polónia; Internazionale, Itália; Kathimerini, Grécia e Telex, Hungria).
Disponível online todos os sábados entre as 21h00 e as 21h30, Arte Europe Weekly está disponível em oito idiomas: francês, alemão, espanhol e inglês, com legendas para a versão em inglês em polaco, húngaro, italiano e grego. O noticiário semanal é apresentado de uma forma descontraída, por jornalistas acostumados à redacção de notícias digitais.
A introdução da matéria principal dura cerca de 20 segundos, independentemente do idioma, mas contém diferenças subtis no tom e nas palavras escolhidas pelos jornalistas. Uma história sobre a falta de medicamentos na Europa não é apresentada da mesma forma, dependendo se é dirigida a um público espanhol ou alemão, por exemplo.
Elaborado a partir de reportagens já veiculadas nos telejornais do Arte, cada edição é dividida em três partes. Uma grande reportagem internacional de 10 minutos também tem três partes: "En accéléré", que oferece uma revisão dos eventos actuais, uma secção de "foco" de dois a três minutos destinada a um público mais jovem e menos informado, e uma entrevista.
A segunda parte é uma reportagem menos temporal de cerca de seis minutos sobre temas como as touradas, a escassez de mão-de-obra na Europa, aprender a conviver com os lobos ou ingressar no mundo do trabalho, por exemplo. Na terceira parte, um tema cultural assertivo e muitas vezes surpreendente é abordado em dois minutos.
O resultado é um show bem ritmado de 18 minutos, animado com breves clipes explicativos e gráficos úteis. As edições do Arte permanecem disponíveis por um mês no site Europe Weekly ou nos seus equivalentes Arte Europe, l'hebdo, Arte Europa Semanal e Arte Europa Die Woche.
Marc Campdelacreu, um dos dois apresentadores da nova versão em espanhol do programa e ex-membro da TVE (canal público) e do La Sexta (canal privado), afirmou que "o público espanhol dá as boas-vindas ao Arte como um canal europeu, enquanto as ofertas linguísticas do France 24 ou da CNN, por exemplo, são vistas como canais estrangeiros." O Arte pretende tirar proveito dessa diferença, pois, como explica no seu site, é um “canal europeu de cultura”.