O Grupo espanhol Prisa Media, que detém o El País, entre outras marcas editoriais, viu crescer os seus lucros nos primeiros nove meses do ano, quando comparados com o período homólogo do ano passado, anuncia a Asociación de la Prensa de Madrid, citando a DigiMedios.

Até Setembro deste ano, o Grupo obteve 3,2 milhões de euros de lucros operacionais, mais 22% do que em igual período em 2023, em que tinha registado 2,6 milhões de euros.

No total, a receita da Prisa Media nos primeiros nove meses deste ano rondou os 307,7 milhões de euros, mais do que os 301,4 do ano passado (mais 2,1%). Os dados foram apresentados à Comisión Nacional del Mercado de Valores.

Segundo o Grupo, o crescimento da receita deveu-se, em parte, ao aumento do número de assinaturas digitais, agora a render mais 23%.

O jornal El País tinha, no final de Setembro, 388,7 mil assinantes, dos quais 374 mil são subscritores da edição digital, mais 20% do que no ano passado.

Também o aumento das receitas com publicidade (2%), principalmente na rádio, contribuiu para os bons resultados, anuncia o Grupo em comunicado.

No universo Prisa Media, a rádio representa 58% da receita, a imprensa 37%, e os restantes 5% outras áreas de negócio — como produção de entretenimento e podcasts.

Embora o Grupo Prisa Media apresente resultados favoráveis, a empresa-mãe, Prisa, viu a receita baixar 6,4%, de 678,4 milhões de euros para 634,6 milhões de euros, essencialmente devido às quebras na área da educação (menos 15,6%), de acordo com a DigiMedios.

No ano de 2023, a Prisa Media tinha apresentado lucros totais de 25,5 milhões de euros.

(Créditos da fotografia: Markus Spiske no Unsplash)