A Prisa Media, que engloba o portefólio de publicações do Grupo Prisa, dono do El País, entre outros títulos, registou lucros de 25,5 milhões de euros em 2023, de acordo com a Asociación de la Prensa de Madrid, com base na informação prestada pela Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) espanhola.

Estes valores correspondem a um crescimento de 25,3% relativamente a 2022, ano em que a Prisa Media tinha registado lucros de 20,3 milhões de euros.

Os actuais resultados são reflexo do aumento da receita de 6,9%, passando de 403,8 milhões de euros, em 2022, para 431,6 milhões, em 2023. Destes, 57% (246,9 milhões) correspondem a receitas da rádio, 37% (161,7 milhões) da imprensa, e 6% são provenientes de outras receitas.

A maior parte do aumento da receita deve-se à publicidade, mais 15 milhões de euros (5%) em relação ao ano anterior. A circulação é responsável por cerca de 1,9 milhões de euros (3,4%) daquele aumento, informa a APM.

A Prisa Media corresponde a 46% do rendimento de todo o Grupo Prisa. Os outros 54% são oriundos da área da educação.

O Grupo, no seu conjunto, terminou 2023 com lucros de 108,8 milhões de euros, de acordo com os dados enviados à CNMV, mais 71,7% do que em 2022, em que tinha registado 63,4 milhões de euros em lucros.

“Deve recordar-se que, no início do ano passado, o Grupo emitiu obrigações convertíveis em acções no valor de 130 milhões e que este ano planeia fazer uma nova emissão no valor de 100 milhões. Em ambos os casos, as emissões visam reduzir a dívida do Grupo e reforçar o balanço das contas”, lembra a APM.

(Créditos da fotografia: Markus Spiske no Unsplash)