Audiências urgentes do Sindicato dos Jornalistas para salvar a Trust in News
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai ser ouvido no Parlamento, pela Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, no âmbito da situação de insolvência da Trust in News (TIN), noticia o Observador.
“A presidente da chamada 12.ª comissão, a deputada Edite Estrela, solicitou a presença do Sindicato dos Jornalistas para uma reunião a realizar no próximo dia 18 de Dezembro, pelas 11 horas, na Assembleia da República”, depois de aprovado o requerimento do PS e do Livre, anunciou o SJ em comunicado no seu site.
Quatro dias antes, a 14 de Dezembro, o SJ será recebido pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência de um pedido de audiência urgente para debater a crise na TIN.
O SJ foi, também, recebido pelo Governo, no âmbito do mesmo caso, no passado dia 12 de Dezembro, tendo-se reunido com o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim.
Na reunião, o "Governo comprometeu-se a fazer tudo o que for possível, dentro dos limites da lei, para salvaguardar os direitos dos trabalhadores e a continuidade dos títulos", informa o SJ em comunicado.
O Grupo TIN, proprietário de 17 títulos, entre os quais a Visão, Exame, Jornal de Letras e Caras, foi considerado insolvente no dia 4 de Dezembro, deixando em risco cerca de 140 postos de trabalho.
Nesse mesmo dia, os trabalhadores do Grupo manifestaram-se no Largo Luís de Camões, em Lisboa, para defender a preservação das publicações.
A administração do Grupo apresentou, em Maio deste ano, um Processo Especial de Revitalização (PER), no sentido de renegociar as dívidas, que ascendem a quase 33 milhões de euros.
Depois de o PER ter sido reprovado, no dia 5 de Novembro, a empresa, que era detida por Luís Delgado, entretanto afastado, anunciou que iria apresentar um plano de insolvência com reestruturação.
Essa proposta não foi aceite pelo tribunal, pelo que a empresa foi, então, declarada insolvente, tendo sido nomeado um administrador de insolvência e convocada assembleia de credores para o final de Janeiro.