Mapa da Indústria de Áudio em português revela crescimento acelerado
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco.
De acordo com a informação analisada, esta indústria gera actualmente cerca de 30 milhões de euros por ano — em comparação, no mercado de língua espanhola, os conteúdos áudio geram aproximadamente 100 milhões de euros por ano, e nos mercados de língua inglesa milhares de milhões de euros.
Os dados são apresentados naquele que é considerado o primeiro Mapa da Indústria de Áudio em Língua Portuguesa, divulgado pela Dosdoce.com, agência dedicada à análise das tendências da economia digital.
Neste mapa, são identificadas 365 entidades que estão a “apostar firmemente no desenvolvimento da nova indústria de áudio nos mercados de língua portuguesa”.
Destas entidades, 84% (mais de 300) são de origem brasileira e 10% de origem portuguesa. Os restantes 6% são de entidades que produzem conteúdos em português, mas que estão em países como os EUA e o Canadá.
O mercado português
No referido Mapa, são identificadas quase 40 entidades de origem portuguesa.
A maioria (56%) diz respeito a meios de comunicação social, que contribuem especialmente com a produção de podcasts, de que são exemplo o Público, a Rádio Comercial, o Expresso, a Renascença e o Observador, entre muitos outros.
As editoras aparecem em segundo lugar (19%), constando do mapa entidades como a Leya, a Porto Editora, a Almedina ou a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Os estúdios de produção são os terceiros mais representativos no Mapa (14%).
Os formatos mais populares
“Quanto aos formatos, 56% das entidades analisadas trabalham apenas com audiolivros, 37% apenas com podcasts, enquanto os 7% restantes apostam em ambos os formatos, ampliando o espectro de ouvintes ao oferecer uma maior diversidade de conteúdos de áudio que atraem mais público”, diz o comunicado de divulgação do estudo.
A grande maioria das vendas de audiolivros em língua portuguesa acontece no Brasil (95,36%), sendo que apenas 1,18% acontece em Portugal. O principal mercado de exportação de conteúdos de áudio em português são os Estados Unidos (1,92%), seguido do Reino Unido (0,26%), Alemanha (0,17%), Irlanda (0,12%) e Espanha (0,12%).
A previsão é de que a indústria do entretenimento em áudio continue a crescer 10% até 2030 em todo o mundo, graças às receitas das plataformas que requerem assinatura, às vendas avulsas, à publicidade e ao branded content, entre outras fontes, segundo o relatório Audiobook Global Growth Report, citado pela Dosdoce.com.
“O objectivo é actualizar anualmente este Mapa para ajudar os profissionais da indústria de áudio a entender melhor a sua evolução: novos players, categorias que mais crescem, volume da indústria, tendências, etc.”, conclui o comunicado.
(Créditos da imagem: Austin Distel no Unsplash)