O lucro que a Google obtém com os conteúdos multimedia recolhidos

Um estudo realizado na Suíça apurou, pela primeira vez, o lucro que a Google obtém com o conteúdo multimédia que recolhe dos meios de comunicação. A empresa de consultoria e pesquisa suíça Fehr Advice & Partner realizou um estudo, em nome da Swiss Media Publishers Association, que estima o lucro da empresa norte-americana. A Suíça está a preparar um direito autoral auxiliar para os meios de comunicação, exigindo compensações financeiras às plataformas tecnológicas, como a Google, revelou o Laboratorio de Periodismo da Fundacion Luca de Tena
O estudo foi realizada junto de 1.572 pessoas representativas da população da Suíça de língua alemã e francesa, entre os 18 e os 64 anos. Os participantes foram convidados a procurar temas de interesse relacionados com política, negócios e sociedade. Uma parte aleatória dos participantes viu resultados da pesquisa com conteúdo multimédia, enquanto a outra parte não viu.
Depois da pesquisa, os participantes foram questionados sobre a sua satisfação com o que encontraram e quais as suas preferências. O estudo concluiu que a interacção era muito maior nos conteúdos com elementos multimédia do que nos que não os tinham. Além disso, os utilizadores permaneciam no ecossistema da Google e não iam aos meios de comunicação. Aqueles que viram resultados com conteúdos multimédia estavam mais propensos a continuar a consultar a Google em futuras pesquisas (60%), mas a percentagem diminuiu em cinco pontos percentuais para aqueles que não viram esse tipo de resultados.
O estudo também concluiu que os utilizadores estavam significativamente mais dispostos a pagar por um conteúdo da Google com multimédia do que sem ele. A quantidade de lucro que
a Google obtém dos conteúdos dos media suíços foi estimada em 154 milhões de francos suíços, cerca de 156 milhões de euros por ano.
De acordo com o estudo, 86% das pessoas na Suíça usam a Google e outros motores de busca. A maioria dos utilizadores, 53%, permanece no ecossistema da Google quando procuram no motor de busca e deixam de clicar nos meios de comunicação e outros sites. Os conteúdos dos meios de comunicação fazem uma contribuição significativa para a experiência positiva de pesquisa em 70% dos casos.
Segundo o estudo, a Google gera cerca de mil milhões de francos suíços em publicidade de motores de busca na Suíça a cada ano. Cerca de 55% das consultas procuravam informações relevantes, o que representa 550 milhões de francos suíços em vendas relevantes.
O estudo concluiu que o conteúdo dos meios de comunicação contribui significativamente para 70% das pesquisas de informação, e a Fehr Advice estima que uma “parte justa” dessa receita corresponde a 40%, ou seja, 154 milhões de euros anuais.