Decálogo dos temas com mais interesse para os leitores

A empresa analítica Content Insights compilou os 10 tópicos que mais geram “envolvimento” ou fidelização dos leitores. Após a análise de 16 dos maiores sites dos seus clientes, em 7 idiomas diferentes, com um total de quase quatro milhões de artigos, a organização apresentou as suas conclusões, que foram partilhadas num artigo publicado no Laboratorio del Periodismo.
Apesar do estudo ter incidido sobre o ano 2019, a empresa diz que os 10 temas que mais fidelizam os leitores,continuam a ser úteis para as estratégias de conteúdo dos media.
No topo da lista encontra-se o desporto. O futebol, especificamente, tem sido o principal tema em termos de consumo de artigos. O basquete e o ténis também suscitam interesse, mas o primeiro está bem à frente, nomeadamente os artigos sobre transferências de jogadores da Premier League, por exemplo. O jogador Messi também, e tudo o que a ele diz respeito, que “interessa a milhões de pessoas”.
Em segundo lugar aparecem as artes e entretenimento. “Esta foi uma pequena surpresa”, indica a Content Insights. As “artes e entretenimento surgiram do nada e ocuparam, este ano, o segundo lugar na nossa lista de interacção com os leitores”, refere.
A categoria “acontecimentos”, surge no terceiro lugar e voltou a ser um dos tópicos mais seguidos. Em 2019, o ataque com arma branca numa ponte do Reino Unido e o tiroteio numa mesquita, na Nova Zelândia, foram duas das histórias que mais geraram interacção.
A política ocupa o quarto lugar na lista dos assuntos mais interessantes, especialmente quando ocorrem eleições no Reino Unido ou nos Estados Unidos da América. Tudo o que diz respeito a Donald Trump, é atractivo.
No entanto, Trump não foi o único presidente a gerar interesse. Nicolás Maduro, Mauricio Macri, Alberto Fernández, Vladimir Putin, Kim Jong-un e Emmanuel Macron também despertam muita atenção entre os leitores.
A economia ocupa o quinto lugar, na lista da Content Insights, especialmente casos de sucesso de pessoas que ganham muito dinheiro, com pouco investimento e, no caso de 2019, a falência dos bancos Deutsche e Bayer.
A saúde e a forma física estão no sexto lugar. Este tema desperta “grande interesse e envolvimento por parte dos leitores”, diz a Contenty Insights.
De acordo com a Health and Fitness Marketing Trends and Statistics (IHRSA), a indústria de saúde e fitness cresceu de 3 a 4% ao ano, ao longo dos últimos dez anos, e não mostra sinais de desaceleração, pelo que os “nossos dados confirmam isso”, acrescenta a Contenty Insights.
Os leitores têm interesse, principalmente, pelos tópicos sobre alimentação saudável e sobre como realizar uma dieta bem-sucedida.
Em 2019, o México esteve em sétimo lugar, por causa do aumento de homicídios, ou do Cartel de Sinaloa.
O meio ambiente está em oitavo lugar, o que se deve à crescente preocupação sobre as alterações climáticas.
A música está em nono lugar e é outro tema que gera interacção com os leitores. Os espetáculos musicais e festivais são os que chamam mais a atenção, para além dos premiados com Grammy´s e outros eventos do género.
Por último, na lista dos dez tópicos, surge a rede social Instagram.
Esta rede social está em constante mudança, adicionando novos recursos e alterando o seu algoritmo, sem grandes avisos prévios. Para acompanhar tudo o que acontece, os utilizadores são obrigados a acompanhar de perto o desenvolvimento das plataformas e a procurar conteúdos adicionais que expliquem as mudanças que ocorrem repentinamente.