Um estudo do Pew Research revelou que, pelo menos, metade dos norte-americanos se informa através das redes sociais, sendo o Twitter a rede onde mais procuram informação.
Apesar dos esforços por parte dos meios de comunicação social para atrair os leitores aos seus websites de forma directa, a verdade é que, cada vez mais, as pessoas recorrem às redes sociais e não aos media, conforme estudo publicado pelo Laboratorio de Periodismo.
Importa, no entanto, salientar que dizer que “metade dos norte-americanos encontram informação através das redes sociais não é o mesmo que dizer que metade dos norte-americanos procuram informação através das redes sociais”.
No estudo realizado, são 70% dos utilizadores os que, em algum momento, obtêm informação através das redes sociais. O Facebook é a rede social em que mais adultos recebem notícias com regularidade. A seguir ao Facebook, está o Youtube e, logo de seguida, o Twitter.
As redes em que menos se partilha informação são o Twitch e o WhatsApp. Já o TikTok, apesar do constante crescimento, aparece em quarto lugar no que refere ao espaço no qual se recebe mais informação.
No que toca à procura de informação por parte dos utilizadores das redes, o Twitter é a rede social mais utilizada. No conjunto dos 27% de adultos norte-americanos que utilizam a rede social, são 53% os seus utentes os que a utilizam para procurar notícias com regularidade.
Setembro 22
No entanto, é preciso ter em conta as diferenças demográficas e geracionais entre os vários utilizadores das redes sociais. Isto porque, o lugar em que vivem e a idade, para além de influenciarem a forma como procuram a informação, pesa, também, no que toca à rede social mais utilizada.
Por exemplo, dos habituais consumidores de notícias no Snapchat, no TikTok ou no Reddit, a maioria tem entre 18 e 29 anos de idade. Além disso, as mulheres correspondem à maior parte dos consumidores habituais de notícias no Facebook, enquanto que os homens, pelo contrário, recorrem mais ao Twitter e ao Reddit.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Os jovens britânicos visitam mais os sites noticiosos do que aquilo que afirmam, revela um estudo da Newswork, que monitorizou o comportamento de consumo de notícias de quase mil jovens do Reino...
O Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou recentemente um estudo sobre o “papel das plataformas digitais nos ambientes mediáticos contemporâneos”, bem...
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio...
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco. De...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...