Um jornal falado bem sucedido na Dinamarca
Esta evolução partiu de um evento que o jornal organizou em Copenhaga, para que os leitores pudessem conhecer os jornalistas e editores, os quais lhes pediram sugestões para melhorar o Zetland. Curiosamente, muitos disseram que preferiam escutar as notícias, em vez de as ler nos dispositivos digitais.
O jornal continua nos dois formatos, mas acrescentou uma aplicação com novidades na forma como são estruturados os áudios agora criados: cada notícia começa com um comentário pessoal do jornalista, para aumentar o envolvimento com a sua audiência e deixar claro que se trata de “conteúdos” feitos por humanos, e não por máquinas.
O Zetland planeia agora dar o salto para o vídeo, para uma população de utentes mais jovens, e remodelou o website para melhorar a navegação - ganhando com isso, de passagem, o prémio Best of Nordic News Design.
A notícia que aqui citamos, de Media-tics, refere que o podcast é uma das tendências actuais com maior potencial de adesão, e que vários grandes títulos, como The New York Times e, em Espanha, o ABC, estejam a seguir este caminho.
Mais informação em Media-tics