O Svenska Dagbladet, um dos jornais mais importantes da Suécia, está a ser apontado como exemplo a seguir pelos meios que passam por dificuldades no processo de digitalização dos seus negócios.

Segundo Media-tics, que aqui citamos, há quatro anos este título, propriedade do Schibsted Media Group, estava à “beira do abismo”. Com a circulação impressa a cair, sem assinaturas digitais e com perdas de quase dois milhões de dólares, a sua sobrevivência não estava garantida.



A chegada do editor Fredric Káren ao jornal mudou esta realidade: em primeiro lugar, o jornalista introduziu na redacção a mentalidade “primeiro o digital”, de forma a inverter os processos e a utilizar a tecnologia, deixando de depender de terceiros. Mas a verdadeira chave da recuperação foi a utilização de um algoritmo e a pirâmide sobre a qual o Svenska Dagbladet construiu a sua estratégia de sucesso:

O modelo de negócio

O Svenska Dagbladet passou de um jornal com um site web a uma organização digital que produz um periódico em papel.


As necessidades do cliente

O jornal já conhecia o seu público-alvo, mas decidiu aprofundar este conhecimento e saber quais as necessidades dos seus leitores. Concluíram que estes esperavam conteúdos sempre actualizados, respeito intelectual e capacidade de surpreender.

 

Os valores de marca e o posicionamento

Na redacção repetia-se diariamente a máxima NPT NPT (News-Premium-Traffic).

A aposta em notícias premium que aumentam o tráfego, um site com pagamentos flexíveis para optimizar as consultas e a noção de quando a história é de facto premium foram factores determinantes de sucesso.

A verdadeira mudança assenta num algoritmo editorial controlado, um dos sistemas de publicação mais modernos da Europa. Trata-se de um software que desenha a página principal do site tendo em conta os critérios que os jornalistas atribuem às noticias que acabam de escrever: por exemplo, qual é a importância da notícia, de 1 a 5, e o qual o seu “tempo de vida”...

Este sistema permitiu aos jornalistas ganharem tempo para se concentrarem no que realmente lhes interessa: escrever informação de qualidade.

Leia aqui na íntegra o artigo do site Media-tics; mais informação na fonte citada, em Storybench.org