Sonaecom sobe, Público desce

Nos termos do comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonaecom refere que atingiu em 2015 mais 6,7 milhões de lucros do que em 2014, "impactados positivamente pela área de telecomunicações".
A subida no volume de negócios deve-se ao aumento de 7% das receitas de serviços e de 3,6% das vendas.
Já no jornal Público, as receitas desceram face a 2014, fixando-se nos 15 milhões de euros, apesar de, sublinha o Grupo, “com melhoria da performance das receitas de publicidade online e conteúdos” - ainda assim insuficientes para contrariar “a tendência negativa das receitas de publicidade e circulação offline, juntamente com o plano de reestruturação implementado no final do ano”.
Com estes factores, o Público registou “uma evolução negativa do volume de negócios e do EBITDA em 2015”, refere o documento, que dá conta de um EBITDA negativo em 3,3 milhões de euros, mesmo excluindo os custos de reestruturação fixados em 1,8 milhões de euros.
Entretanto, do lado dos custos operacionais do Grupo, houve, também, um aumento de 9,1%, fixando-se em 2015 nos 128,2 milhões de euros. O EBITDA cifrou-se em 21,5 milhões de euros, uma quebra de 40,7% face a 2014, e justificada pela Sonaecom com “o contributo das operações descontinuadas e pelos custos de reestruturação na área de media”.
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