Sindicato quer reunião com Cofina sobre despedimentos
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) solicitou uma “reunião urgente” com a administração da Cofina Media, na sequência do despedimento colectivo de 26 colaboradores do Grupo, entre os quais seis jornalistas.
Em comunicado, o SJ recordou que, “há apenas quatro anos, o Grupo […] procedeu a um despedimento colectivo de 65 trabalhadores, 30 dos quais jornalistas”.
“O SJ manifesta a sua solidariedade com os trabalhadores afectados, estando já a prestar apoio jurídico aos seus associados”, referiu, ainda, o sindicato.
Detentora de várias publicações, como o “Correio da Manhã”, o “Record”, o “Jornal de Negócios”, a revista “Sábado” e a “TV Guia”, e, ainda, do canal televisivo CMTV, a Cofina Media contava, em Março, com um total de 656 colaboradores.
A agência Lusa noticiou, entretanto, que a Cofina Media vai avançar com um despedimento colectivo, que afectará a área do tratamento de imagem, o departamento de revisão e a área editorial.
Em comunicado, a empresa justificou a medida com a “profunda crise que afecta o sector”, sublinhando que o Grupo tem vindo a perder volume de negócios, tanto nas vendas de produtos como nas vendas de publicidade.“Entre 2010 e 2020, as receitas da Cofina caíram 48%, cerca de 65 milhões de euros”, sublinha a empresa, acrescentando que a pandemia de Covid-19 veio “agravar este contexto”.
Abril 21
Além dos resultados financeiros, a empresa refere a “crescente automatização de tarefas” que resultou “num crescente esvaziamento de funções das diferentes equipas afectas às áreas de suporte”.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...