No mesmo painel, Francisco Pedro Balsemão mostrou a sua discordância quanto à distinção que se faz entre os media ditos tradicionais, que são vistos como os dinossauros, e os chamados novos media, referindo que “os media têm estado na linha da frente das alterações tecnológicas ou na adaptação dos seus conteúdos" ao novo paradigma.

“Sem os nossos conteúdos, Google e Facebook eram umas páginas amarelas com uns gatinhos a tocar piano”, considerou Francisco Pedro Balsemão.

Também a participar no painel, o CEO da Google Portugal, Bernardo Correia, referiu que o percurso a seguir deverá ser o de trabalhar em conjunto com os grupos de media portugueses “para colocar o conteúdo certo à frente do consumidor certo”, havendo margem para a “partilha do risco e das receitas”.

O gestor destacou ainda o papel do fundo do Google para o desenvolvimento de projectos digitais de informação, Digital News Initiative (DNI), que atribuiu 3,6 milhões de euros e que vai já na terceira ronda.

Apesar de não haver números oficiais, pensa-se que três quartos da publicidade digital em Portugal passem pela Google e pelo Facebook.


 Mais informação na Meios & Publicidade