Rupert Murdoch vende à Disney parte da 21st Century Fox
Segundo o Observador, que aqui citamos, não se sabe ao certo o que vai acontecer ao processo de compra de 61% do canal Sky pela 21st Century Fox, uma parte que Murdoch ainda não controla.
E, de acordo com a Financial Times, citada por The Guardian, um dos filhos de Rupert Murdoch, James Murdoch, “pretende deixar a empresa da família: ou se junta à Disney, podendo até tornar-se no seu CEO, ou cria a sua própria empresa”. (...)
É uma “separação de caminhos entre James e o seu pai”, afirmou Claire Enders, fundadora da Enders Analysis, acrescentando que se trata de “uma mudança extraordinária”. (...)
“Este negócio vai ser verificado pelas autoridades reguladoras do Estados Unidos e do Reino Unido. Uma fusão Disney-Fox deixá-la-ia no controlo de quase 40% dos 11 biliões de dólares da bilheteira nos Estados Unidos, o maior mercado do cinema em todo o mundo.” (...)
“Rupert Murdoch e o filho mais velho, Lachlan, continuariam a dirigir a News Corp, a empresa que detém os jornais Sun, Times e Wall Street Journal e a editora Harper Collins. Os analistas especulam agora sobre se, a longo prazo, o que sobrar da 21st Century Fox se vai juntar à News Corp.”
Mais informação no Observador e em The Guardian