RSF lança campanha a favor da importância dos media
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançaram uma campanha com o objectivo de consciencializar o público da importância dos media.
Trata-se de um vídeo irónico, composto por imagens comoventes de líderes mundiais (Síria, Coreia do Norte, Turquia, EUA, Arrábia Saudita, China e Brasil), alertando no site que "sem jornalismo independente" estas "seriam as notícias", basicamente seriam "pura propaganda".
O anúncio foi produzido em sete línguas e será transmitido nos canais de televisão franceses e noutros países até 31 de dezembro. A organização conta com a "generosidade do público" para poder continuar com o seu trabalho em todo mundo.
Novembro 19
"Não basta combater a censura e os perigos de prisão ou até mesmo de assassinato a que muitos jornalistas estão expostos. Neste vídeo, a RSF destaca os perigos criados pela propagação de propaganda e de 'fake news' [desinformação], e convida o público a apoiar a sua luta pela liberdade do jornalismo, independência e diversidade em todo o mundo", refere a RSF.
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
“A acelerada multiplicação dos chamados influenciadores digitais reduz cada vez mais o espaço ocupado pelo jornalismo junto do público consumidor de notícias, principalmente entre os jovens...
Para ajudar a identificar estratégias de manipulação de informação, desinformação e notícias falsas, o site do Parlamento Europeu partilhou seis técnicas utilizadas na propagação de...
Num texto publicado na Columbia Journalism Review, Sacha Biazzo, jornalista e videógrafo, dá a conhecer as “réplicas” causadas pelo aumento do preço de papel de jornal canadiano, depois de...
A Impresa, proprietária da SIC e do jornal Expresso, fechou o último ano com um resultado líquido negativo de 66,2 milhões de euros, avançou o jornal Meios & Publicidade. Esta situação...
Os resultados da Media Capital, empresa detentora da TVI e CNN Portugal, traduziram-se em lucros de 9,3 milhões de euros em 2024, num aumento de 9 milhões de euros face a 2023. Os rendimentos...
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...