Segundo o DN – Media, que publica uma galeria seleccionada de dez das mais conhecidas, que fazem parte da História e da nossa memória colectiva, “para elaborar este projeto, disponível em 100photos.time.com, a equipa editorial da revista Time consultou historiadores, editores de fotografia e curadores de todo o mundo e escreveu ensaios sobre cada uma das imagens”.

Também o Público faz uma recolha semelhante, de sete imagens, contando sobre o processo de realização desta edição especial:

“No início a ideia era fazer apenas (mais) uma lista. Mas à medida que Ben Goldberger, Paul Moakley e Kira Pollack avançaram em conversas com historiadores, editores de fotografia e curadores de todo o mundo, perceberam que a complexidade da empreitada que tinham em mãos era maior do que imaginaram. Conversas que serviram também para afunilar um vastíssimo campo de produção fotográfica de quase 177 anos de história, se se considerar a data do anúncio da invenção da fotografia, 1839. As ‘escolhas inteligentes’ que esses especialistas fizeram ‘ajudaram a reduzir o campo’, dizem os responsáveis pelo projecto no texto de apresentação.” 

A imagem mais recente em termos cronológicos é aquela que mostra o corpo de Aylan Kurdi, o rapaz de três anos cuja morte num naufrágio se converteu num símbolo da tragédia dos refugiados e inspirou uma série de outras imagens (de mímica fotográfica e de outros suportes, como o desenho e a ilustração). 

 

Mais informação no DN – Media e no Público