Portugueses distinguidos com o I Prémio de Jornalismo Económico Hispano-Luso

Este trabalho de Nuno Aguiar e António Larguesa fala de produtos surpreendentes para destinos surpreendentes: por exemplo, iogurtes e óleo de girassol, entre outros, para as Ilhas Seychelles; vinho para o Nepal (43 mil euros em 2014); cabos eléctricos para o Burundi, produtos de cobre para a Coreia do Norte e garrafas e garrafões de vidro para o Burkina Faso.
A reportagem inclui alguma infografia, que permite visualizar a localização (pode dizer-se exótica, ou remota) de vários desses destinos em relação ao exportador português. Os empresários que já se envolveram por estes caminhos não pensam em desistir.
Segundo a notícia do Jornal de Negócios, foram ainda premiados o programa Emprende da TVE, apresentado e dirigido por Juan Manuel Romero, na categoria de "Melhor Meio de Comunicação Hispano-Luso".
Marta García Aller recebeu o galardão pela reportagem "O ‘Big Brother’ que controla a Zara" ("El Gran Hermano que controla Zara"), sobre o Centro Tecnológico da empresa do grupo Inditex. O artigo, publicado em Actualidad Económica, foi premiado na categoria de "Melhor Trabalho Jornalístico em Meios Espanhóis".
A notícia do Jornal de Negócios, com o link para a reportagem premiada