O tema desta edição – “Línguas e Mundo” – tem a particularidade de se estender a “diversas vertentes”, desde a política, a económica e a social, para além da linguística. “Procuramos fazer com que os temas da ONU, que são, no fundo, preocupações de todo o mundo,  possam também chegar aos lápis dos cartoonistas”  - clarifica Luís Humberto Marcos. 

Esta edição não foge à regra: a ONU declarou 2019 como o ano das línguas indígenas. “Em 10 anos desapareceram mais de 100 línguas no mundo. Isso significa perda de património, algo que é preciso estancar”  - garante o director.  (...) 

Além dos prémios atribuídos para o tema central do PortoCartoon, a edição deste ano contemplou dois prémios especiais de caricatura, centrados nas figuras de Fernão de Magalhães, a propósito dos 500 anos da viagem de circum-navegação,  e Bob Dylan, música e Prémio Nobel da Literatura. O vencedor da caricatura de Fernão de Magalhães foi Pedro Ribeiro Ferreira, português; Luiz Carlos Fernandes, do Brasil, fez a melhor caricatura de Bob Dylan. (...) 

Depois de terem estado em Matosinhos caricaturas de Bob Dylan, a mostra sobre Fernão de Magalhães  - figura em que se centraram os Prémios Especiais de Caricatura -  poderá ser vista em Gaia, no emblemático espaço do Convento Corpus Christi. O Tema Livre do PortoCartoon ficará exposto na Casa Branca de Gramido, em Gondomar. 

A partir de Julho, o Porto Cartoon alarga-se a locais como o Aeroporto de Pedras Rubras/Francisco Sá Carneiro (Maia), o Edifício Transparente, o edifício da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), entre muitos outros locais, onde estarão patentes extensões da 21.ª edição do certame.

 

Mais informação no Público,  no DN  e no site do Museu Nacional da Imprensa.