Serão conferencistas, os jornalistas Cesário Borga, Manuel Campo Vidal e Enric Marin.

Recorrendo à sua longa experiência como correspondente da RTP em Espanha, Cesário Borga fará um enquadramento histórico e político da situação. Por seu lado, Manuel Campo Vidal e Enric Marin, ambos catalães, ambos académicos de prestígio, ambos jornalistas de qualidade reconhecida, mas adoptando posições diversas sobre a relação entre a Catalunha e a Espanha, assegurarão o contraditório.

Doutorado em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid, Manuel Campo Vidal foi Vice-Presidente da Antena 3 TV, o primeiro canal privado de televisão em Espanha, de1995 a1997.

No canal público TVE, coube-lhe a moderação dos grandes debates eleitorais, entre os líderes das principais formações políticas espanholas: em 1993, moderou o debate entre José Maria Aznar e Felipe Gonzalez; em 2008, 2011 e 2015 entre Mariano Rajoy e, respectivamente, José Luís Zapatero, Alfredo Rubalcaba e Pedro Sánchez; em 2016, entre Mariano Rajoy, Pedro Sánchez e Pablo Iglésias.

Com diversos livros publicados, em especial nos domínios da Sociologia Política e da Sociologia da Comunicação, é, actualmente, Presidente da Academia das Artes e das Ciências de Televisão de Espanha assim como do Instituto de Comunicação Empresarial, de Madrid.

Professor titular do Departamento de Meios, Comunicação e Cultura da Universidade Autónoma de Barcelona, Enric Marín tem centrado a sua investigação e docência na Teoria e na História da Comunicação, em particular, na análise dos problemas ligados ao desenvolvimento da sociedade de informação, às indústrias de comunicação e ao papel dos media no reforço ou, inversamente, no enfraquecimento das identidades culturais. Secretário-Geral da Universidade Autónoma de Barcelona, de1998 a2002 e Presidente da Corporação Catalã dos Meios Audiovisuais, de2010 a2012, é um dos principais colunistas do jornal independentista de Barcelona El Periódico.