O matutino conservador francês Le Figaro acaba de anunciar um novo formato para equipamento móvel. Trata-se de um projecto baseado numa aplicação de 2016 e que passa a integrar imagens de écran pleno, vídeos, citações números, infografias, tweets…
Com esta iniciativa o jornal visa alcançar uma posição relevante num mercado da interne, quantificado em mais de 26 milhões de franceses, que acedem à informação através do smartphone.
De acordo com um estudo recentemente divulgado, há cada vez mais consumidores que utilizam o telefone portátil como umas das suas principais fontes de informação, designadamente, os mais jovens que vivem ao ritmo dos SMS e estão habituados a navegar num universo de imagens, vídeos e sons.
Janeiro 17
Com mais de 72 milhões de visitas, através de equipamentos móveis, em Novembro do ano passado, Le Figaro registou 54% da sua audiência nesse suporte.
Le Figaro, prossegue, assim, os seus esforços de inovação editorial, conforme revela na edição em papel, aproveitando para abordar a actualidade por um novo ângulo: acontecimentos relevantes, histórias originais e entrevistas exclusivas.
O objectivo continua a ser o mesmo de outras publicações do Grupo: adoptar um formato susceptível de ser adaptado às novas práticas de leitura, embora fiel ao ADN do próprio jornal – informar e descodificar a realidade.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...