Jornais franceses impõem desactivação online dos bloqueadores de publicidade
Uma nova tendência está a surgir em França, onde os principais jornais, entre os quais o Le Monde, decidiram coagir os seus leitores a desactivar o software bloqueador da publicidade na internet, como condição prévia para poderem aceder aos conteúdos editoriais.
Além do Le Monde aderiram à iniciativa o jornal desportivo L’Equipe e o matutino popular Le Parisien, alegando que o bloqueio de anúncios inseridos nas edições online compromete as receitas publicitárias, ameaçando a sustentabilidade financeira dos jornais.
Abril 16
O recurso a software bloqueador de anúncios, tem vindo a ser usado cada vez com mais frequência pelos internautas, para contornarem essas interferências indesejáveis na leitura de textos e visualização de vídeos.
Estima-se que cerca de um terço dos frequentadores franceses da internet e quase metade dos norte-americanos aplicam esse software que, elimina as mensagens publicitárias.
O jornal britânico The Guardian aborda aqui o tema em desenvolvimento.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
O estado norte-americano da Califórnia é o primeiro a chegar a acordo com uma gigante tecnológica para a criação de fundos de apoio ao jornalismo local, noticia o The Guardian. No total serão...
A imprensa não existe sem democracia, mas a democracia talvez já não precise da imprensa — tradicional, pelo menos. Este é o ponto de partida de uma recente reflexão de Carlos Castilho no...
À medida que os jornais procuram formas de cativar a atenção dos leitores, os jogos surgem como “receita” que parece resultar. Uma das maiores referências neste campo é o New York Times...
O Governo aprovou a criação de uma Estrutura de Missão para a Comunicação Social, noticiou o Eco. A decisão foi tomada no Conselho de Ministros de 8 de Agosto e oficializada em Diário da...
Filipe Alves é o novo director do Diário de Notícias (DN) desde o início de Setembro, informa o Meios e Publicidade (M&P). O jornalista, que passou pela Lusa, Diário Económico, Sol e...
O canal TVI Ficção foi substituído pelo V+ TVI, um novo projecto televisivo da Media Capital, dirigido por Hugo Andrade, noticiou o Meios e Publicidade (M&P). O novo canal generalista, que...