Jornais franceses impõem desactivação online dos bloqueadores de publicidade
Uma nova tendência está a surgir em França, onde os principais jornais, entre os quais o Le Monde, decidiram coagir os seus leitores a desactivar o software bloqueador da publicidade na internet, como condição prévia para poderem aceder aos conteúdos editoriais.
Além do Le Monde aderiram à iniciativa o jornal desportivo L’Equipe e o matutino popular Le Parisien, alegando que o bloqueio de anúncios inseridos nas edições online compromete as receitas publicitárias, ameaçando a sustentabilidade financeira dos jornais.
Abril 16
O recurso a software bloqueador de anúncios, tem vindo a ser usado cada vez com mais frequência pelos internautas, para contornarem essas interferências indesejáveis na leitura de textos e visualização de vídeos.
Estima-se que cerca de um terço dos frequentadores franceses da internet e quase metade dos norte-americanos aplicam esse software que, elimina as mensagens publicitárias.
O jornal britânico The Guardian aborda aqui o tema em desenvolvimento.
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...
A directora executiva da BBC News, Deborah Turness, afirma que o alcance da empresa tem estado a “desafiar a gravidade” e que, por isso, a tecnologia deve ser usada para “apoiar e acelerar o...
O Relatório sobre a Liberdade de Imprensa na Europa 2024: Confronting Political Pressure, Disinformation and the Erosion of Media Independence, que promove a protecção do jornalismo e a segurança...
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, quatro medidas para a comunicação social. O Plano Nacional para a Literacia Mediática e o Plano Nacional para a Segurança dos Jornalistas foram...
O novo contrato de concessão da RTP, ao qual o +M/ECO teve acesso, “autoriza a administração da RTP a proceder ao lançamento e ao encerramento de serviços de programas televisivos e...
Os colaboradores do jornal Le Parisien cumpriram uma greve de 24 horas para manifestar a sua oposição ao plano de reorganização apresentado pela direcção do título em Fevereiro, que prevê uma...
Jornais regionais e nacionais do Reino Unido exibiram a mesma capa e destaque nos seus sites para apoiar a campanha “Make it Fair”, noticia a Associação Portuguesa de Imprensa. A iniciativa...
Mencionado no website da PressGazette, um inquérito realizado pela Association of Online Publishers (AOP) revelou as principais estratégias dos editores digitais do Reino Unido para este ano. ...
“É uma altura difícil para se ser um estudante de jornalismo”, começam por dizer Jacob Nelson e Nicole Cohen num artigo publicado pelo Nieman Lab. E acrescentam: “Aqueles que entram no...