Grupos de media portugueses têm no digital o “calcanhar de Aquiles”

Como noticia o Expresso online, Rolando Oliveira referiu que “90% das receitas publicitárias na Europa são monopolizadas pela Google, uma empresa americana. Sobra uma fatia de 10% que é disputada pelos media europeus”, reconhecendo ainda que o salto para o digital, que já foi dado pelos grupos de media portugueses, não tem sido bem-sucedido.
Por outro lado, Gonçalo Reis disse que, os canais abertos generalistas (free to air) “resistiram à morte várias vezes anunciada” e defendeu que “continuarão a ter o seu espaço devido à qualidade da informação e dos programas de entretenimento”.
Tentando contrariar a posição dominante da Google, os responsáveis pelos grupos de media entendem que a publicidade digital deve ser regulada pelos governos europeus e pela Comissão Europeia.
O Presidente executivo do grupo Impresa, destacou ainda que se criou nos últimos em Portugal, uma indústria de conteúdos forte e com vocação exportadora, mas que a produção de conteúdos nacionais “custa dinheiro e é mais cara do que a compra deste tipo de conteúdos no estrangeiro”.
Francisco Pedro Balsemão considera que são “bem-vindas” ajudas governamentais aos grupos portugueses que permitam 'nivelar o terreno' de competição.