As “startups” de jornalismo têm-se revelado bem sucedidas na indústria mediática, mas há, ainda, várias questões sobre o modelo de negócio a adoptar em empresas que cobrem assuntos locais.
Foi a pensar naqueles que querem desenvolver jornalismo comunitário que a Google News Initiative lançou um novo projecto, visando ajudar os repórteres que estão a dar os primeiros passos nessa nova realidade.
O objectivo final do “Projecto Oasis” é produzir um guia para ajudar os empreendedores a iniciar negócios de sucesso. O “manual” a ser desenvolvido visa, ainda, jornalistas em dificuldades financeiras, para que estes possam aprender com os sucessos dos seus pares.
Março 20
Assim, a Google News Initiative, em parceria com editoras e universidades, iniciou uma série de inquéritos a “startups” que se destacaram pela sua estrutura de negócio, modelos de “monetização” e fontes de tráfego.
É convicção no "Projecto Oasis" que as organizações de notícias estejam dispostas a revelar os seus segredos para ajudar outros “media” locais.
Os líderes da iniciativa acreditam que a sua acção ajudará as novas empresas a tomar decisões críticas em direção à sustentabilidade.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...