A Google parece estar solidária para com a missão dos jornalistas, apesar das críticas de alguns Governos europeus, que acusam a empresa de não pagar pela partilha de conteúdos noticiosos nas suas plataformas.
A Google News Initiative iniciou um fundo de apoio à imprensa, destinado a ajudar os jornais locais, que têm sido, manifestamente, afectados pela crise de Covid-19.
O objectivo da Google é, então, prestar ajuda urgente a milhares de redacções face aos vários cortes que estão a sofrer em consequência da recessão económica provocada pela pandemia.Segundo o subdirector de informação da Google, Richard Gingras, "as notícias locais são um recurso vital para manter as pessoas e as comunidades ligadas em bons tempos". “Actualmente, a imprensa regional tem um papel ainda mais importante" já que fornece "dados sobre a forma como o Covid-19 está a afectar a vida quotidiana".
Abril 20
Por isso, a Google acredita que é importante fazer tudo o que estiver ao seu alcance para aliviar as pressões financeiras nas redacções.
Podem candidatar-se à ajuda financeira editores de todo o mundo. Assim, os “media” portugueses que desejem beneficiar deste fundo de apoio, deverão apresentar a sua candidatura até 29 de Abril.
A jornalista brasileira Talita Rosa tem vindo a desenvolver uma estratégia de literacia mediática voltada para idosos, utilizando o WhatsApp como principal ferramenta de...
Num novo artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, Carlos Castilho chama a atenção para o crescente número de notícias e reportagens que abordam...
Os principais responsáveis dos grupos de comunicação social em Portugal alertaram para uma nova crise iminente no sector dos media, motivada pela inteligência artificial...
O Grupo Impresa confirmou as notícias que davam conta de negociações com o Grupo MediaForEurope (MFE), controlado pela família Berlusconi, para venda de até 33% do...
Lançada em Janeiro de 2020, a Will surgiu como uma nova plataforma de jornalismo digital italiana, alcançando sucesso durante a pandemia, quando o consumo de notícias nas redes...
A União Europeia recebeu um apelo de mais de uma centena de organizações da sociedade civil europeia para assegurar um investimento robusto, estratégico e de longo prazo em...
O Centro Europeu de Jornalismo lançou o primeiro mapa europeu dedicado ao jornalismo ao vivo, uma prática emergente que transforma reportagens em experiências partilhadas com o público....
Num novo texto para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalista e investigador Carlos Castilho analisa a transformação pela qual passa o...