Google abandona o programa ‘First Click Free’
Os meios de comunicação tinham a opção de não participar neste programa mas, como assegura Robert Thomson, da News Corp, "ao não adoptar a politica 'First Click Free', desaparecemos praticamente do sistema de busca".
The Wall Street Journal abandonou o programa este ano. O resultado foi que o jornal registou um aumento importante do número de subscrições, mas o seu tráfico diminuiu em cerca de 44%. E essas visitas eram fundamentais para conseguir contratos de publicidade.
Por outro lado, o Facebook não teve outro remédio senão incluir mudanças no Instant Articles, depois de verificar que alguns meios de comunicação dos mais importantes, entre os quais se encontrava o The New York Times, abandonaram a plataforma.
Agora, a nova proposta possibilitará aos utilizadores da rede social aceder a dez artigos por mês de forma gratuita. Após consulta dos dez artigos, o Facebook redirecciona os leitores para o site do criador do conteúdo, para que este possa fazer uma subscrição, sem que os meios de comunicação tenham de dividir as receitas com as redes sociais.
Mais informação em Media-tics e The Australian Business Review