Festival de jornalismo repete-se no Rio de Janeiro
O evento conta com o apoio de 13 meios nativos digitais, entre os quais o Congresso em Foco e O Eco, que apresentarão o debate “Quando o repórter vira alvo”, que tratará os riscos físicos, legais e online do jornalismo investigativo.
Na edição de 2019, entre os oradores estarão Millie Tran (New York Times), Glenn Greenwald (editor do The Intercept), Giannina Segnini (Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia) e Rosental Calmon Alves (Centro Knight para o Jornalismo nas Américas).
Os temas em foco serão a desinformação, colaboração, os riscos da profissão, os modelos de negócio, dados e a tecnologia.
O festival também vai realizar workshops temáticos, designadamente fact-checking, Lei de Acesso à Informação, cobertura de protestos, elaboração de projectos, produção de podcasts, segurança digital, produção de vídeos, jornalismo investigativo e leitura crítica de media.
A primeira edição do Festival 3i, que decorreu em 2017, também no Rio de Janeiro, teve convidados como Claire Wardle (directora do First Draft News), a vencedora do prémio Pulitzer, Angie Holan (Politifact), o actor Gregório Duvivier – apresentador do Greg News na HBO brasileira –, entre outros.
Mais informação em Observatório da Imprensa do Brasil.