Facebook junta-se a vários media para produzir noticias
Segundo o site media-tics, os vídeos de noticias do Facebook poderão ser vistos no menu “Watch”. Os utilizadores podem encontrar ali as noticias dos meios, que serão apresentados de acordo com os seus gostos e interesses. A veracidade dos conteúdos será apoiada na marca de cada meio, numa clara aposta por parte do Facebook em editar noticias de qualidade.
Por outro lado, consciente que eliminar as noticias falsas passa por aliar-se a meios de comunicação de mérito, o Facebook jogou esta cartada para responder a um das habituas pedidos dos editores: lucrar com os conteúdos, sem esperar nada em troca.
Os Instant Articles já incluíam sistemas de monetização, mas as noticias em video do menu “Watch” contarão com um novo sistema para financiar as produções. E o Facebook financiará directamente os editores com, cerca de um milhão de dólares por ano.
Apesar desta associação estar a propagar-se nos Estados Unidos, a ideia da empresa de Zuckerberg é acabar o Verão com 20 editores associados, e não se sabe se tenciona exportar o modelo de negócio para outros países, a curto prazo.
Seja como for, é um passo em frente por parte do Facebook na luta contra as noticias falsas e um impulso para que os editores na era digital.