Segundo este texto, que citamos de Media-tics, à pergunta de como se mantêm actualizados do ponto de vista das notícias, 31% dos entrevistados respondem que é pela televisão, seguida a alguma distância pelos diários online com as suas aplicações (24%) e ainda  a maior distância pelas redes sociais (18%). 

Os jornais impressos e os noticiários radiofónicos são escolhidos, em ambos os casos, por 7%.

Mas a situação dá uma grande volta quando se trata de escolher o meio que tem mais probabilidade de proporcionar uma informação fidedigna e validada pelos factos. Neste ponto, 61% dos entrevistados nomeiam os jornais de grande formato e 52% as emissoras nacionais. Os conteúdos que se partilham nas redes sociais, e que são seguidos por muitos, só recolhem a confiança de cerca de 4%. 

Mas o sentido das respostas também depende muito do modo como se faz a pergunta. É neste ponto que a profissão do jornalismo leva um “balde de água fria”, quando a questão formulada é sobre “em quem confiaria mais, para lhe transmitir uma reportagem fiável, e factualmente verificada”, só 30% mencionam um jornalista, enquanto 45% preferem “um membro do público presente na cena”... 

O estudo foi realizado pela Morar Researsch para a agência de vídeo Newsflare, sobre duas mil entrevistas. 

 

Mais informação em Media-Tics, que cita a PressGazette