O “media” mais utilizado pelos espanhóis, para se manterem a par das questões políticas, é a televisão, segundo o barómetro pós-eleitoral do Centro de investigações Sociológicas (CIS). Assim, 56,5% dos inquiridos afirmaram que a televisão foi o primeiro meio a que recorreram, seguida, a uma distância considerável, pela imprensa em suporte digital (9,7%). O suporte de papel ficou em terceiro lugar (6,5%).
As redes sociais ficaram muito aquém, com 6,1%, e a rádio registou uns meros 5%. De ressalvar que 13,6% dos inquiridos na pesquisa afirmaram não ter sido informadas ou não estarem interessadas em informações políticas.
Fevereiro 20
Os resultados da pesquisa mostram que o canal de televisão preferido pelos espanhóis foi o La 1 da TVE (25%), seguido por La Sexta (20,9%) e Antena 3 (18,9%). A TV3 (7,3%) foi a primeira entre as Comunidades Autónomas, seguida da ETB (1,7%) e do Canal Sur (1,6%).
Os jornais em papel mais consultados foram o “El País” (20,6%), seguido de “La Voz de Galicia” (9,2%) . “El Mundo” (8,6%) ocupa o terceiro lugar. O “El País” foi, também, o título mais consultado, em formato digital, seguido do “El Mundo” e do “Vanguardia”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...