Prevê-se também que as receitas da Google aumentem, em 2017, cerca de 15% e as do Facebook , 32%, e que venham a ser investidos cerca de 83.000 milhões de dólares nos EUA, em publicidade digital.

No estudo pode ler-se que o investimento em publicidade online feito nas duas plataformas, está quase a ultrapassar o da televisão.

Entre os motores de busca, a eMarketer estima que a Google crescerá cerca de 16,1%, superando os 28.550 milhões de 2017. A empresa absorverá cerca de 78% do total deste tipo de receitas, essencialmente devido à tendência crescente que os consumidores têm para recorrer ao móvel para procurar informação.

Por seu lado, o Facebook, dominará a publicidade display. Nos EUA o seu negócio crescerá 32,1%, até aos 16.330 milhões. A sua rede social para partilha de fotografias, Instagram, está a ajudar nesta subida das receitas, e já representa 20% das vendas obtidas através do móvel.

Os anunciantes são atraídos pelo aumento do tempo de utilização das redes sociais, sendo os vídeos o motor-chave que explica o recurso a estes operadores .