… e BBC condenada a pagar mais dois milhões a Cliff Richard
![](https://clubedeimprensa.pt/wp-content/uploads/previous/image15677874841782.jpg)
Já no ano passado, a BBC, tinha sido condenada a pagar a Cliff Richard, uma indemnização de 210 mil libras (232 mil euros) por danos e 850 mil libras (940 mil euros) relativamente a despesas. Mas o actor alegou que a verba era insuficiente para pôr fim ao processo, já que só em custas judiciais tinha despendido 4,5 milhões de libras (quase cinco milhões de euros).
Durante o julgamento ficou a saber-se que o repórter da BBC, Dan Johnson, abordou a polícia de South Yorkshire, levando os agentes a acreditar que sabia mais sobre a investigação do que as autoridades. A polícia concordou em cooperar e avisou a BBC que ia efectuar buscas casa de Berkshire.
A estação britânica, defendeu-se com o argumento de que tinha tido um comportamento eticamente aceitável, porque as imagens correspondiam a uma prática jornalística padrão. Mas outros aspectos foram tidos em conta pelo tribunal, como por exemplo, o “julgamento” que a equipa sénior da BBC, de serviço naquele dia, fez do caso e por terem decidido transmitir as imagens, mesmo sabendo de que se tratava de um suspeito e não de um acusado ou de um condenado. Esta decisão encerra o processo judicial.
Mais informação no Diário de Notícias