Cimeira da “Global Editors Network” em Lisboa…
O presidente da GEN, Peter Bale, fundador do WikiTribune e antigo editor da CNN (actualmente CEO do Center for Public Integrity), disse ao Diário de Notícias, que aqui citamos:
“Somos uma organização dedicada à inovação no jornalismo. Não nos queixamos de como é difícil o negócio, procuramos novas formas de contar histórias usando a tecnologia.”
Um tema central orienta os três dias de conversa: Towards the augmented newsroom - (A caminho da realidade aumentada nas redacções).
As primeiras conferências vêm tratar da inteligência artificial (IA), “uma das maiores preocupações do sector”, com Antoine Bordes, director do Laboratório Europeu de Investigação de Inteligência do Facebook, e Ariel Conn, directora de media do Life Institute. E logo a seguir, dos robots informáticos: “Robolution - The 50 shades of news bots”, com John Keefe, gestor de produtos para aplicações da Quartz, um projeto que nasceu online, e o jornalista da BBC Paul Sargeant.
O segundo dia é dedicado à personalização e aos desenvolvimentos da realidade virtual, enquanto no último dia de trabalhos se vai falar dos diferentes modelos de negócio a funcionar no mundo. “The Washington Post: organização de media, empresa tecnológica - um modelo para a indústria dos media”, é o título da conferência da directora executiva do Diário de Notícias, Catarina Carvalho.
Mais informação no DN e no programa da GEN Summit 2018