Associações de editores criticam Facebook

“Colocar anúncios a notícias num arquivo concebido para captar a propaganda política implica que o Facebook considera que há uma agenda política por detrás do jornalismo. Isto não é uma questão de marketing ou de negócios. Consideramos a vossa medida como mais um passo no sentido de promover uma falsa e perigosa narrativa que esbate a distinção entre a autêntica reportagem, feita pelos media profissionais, e a propaganda. Promover os nossos produtos, ou as assinaturas dos nossos produtos, não é distinto do nosso jornalismo, ou da liberdade de Imprensa” - afirma o texto.
A carta propõe, como medidas de aplicação imediata, que toda a publicidade feita por organizações noticiosas fique fora de qualquer arquivo até ser encontrada uma solução abrangente; e que essa publicidade não seja incluída na categoria de política “pelo simples facto de mencionar política ou [outras] causas”.
Assinam a mensagem a Digital Content Next, a American Society of News Editors, o European Publishers Council, The Association of Magazine Media, a News Media Alliance, a Society of Professional Journalists e The World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA), que representam grupos de media em mais de 120 países, incluindo, por exemplo, The New York Times, a Bloomberg, a BBC e a FOX.
Mais informação no Correio da Manhã; a notícia em AssociationsNow e a carta aberta na íntegra, em PDF