Altice volta a separar revista e site

Segundo Le Figaro, que aqui citamos, a agência de conteúdos Alchimie Média já trabalha, em grande parte, para o Grupo Altice, ocupando-se da redacção dos números especiais da 01Net, bem como de duas dezenas de páginas da revista, sob a direcção da respectiva chefia da redacção.
“A Alchimie Média foi criada em 2008 por antigos quadros do grupo de Imprensa Future France, que editava, na altura, revistas sobre os jogos de vídeo Joypad, Joystick e Consoles+.”
Segundo os últimos resultados financeiros conhecidos, a agência tinha conseguido em 2015 um volume de negócios de 408 mil euros. Em 2017, a revista 01Net valia 6,87 milhões, com um lucro de 559 mil euros.
E esta venda não diz respeito apenas à revista impressa. O site de informação tecnológica especializada 01Net continua, por seu lado, ligado ao Grupo Altice. O diário Le Figaro descreve a “história movimentada desta marca”, com com os dois títulos, o impresso e o digital, a mudarem de proprietários e a separarem-se, para se reencontrarem em 2018... e para se afastarem novamente, passado um ano.
Com a Altice a manter o site 01Net.com, o comprador da revista “não poderá desenvolver o site Internet em torno da marca”.
“Uma solução seria mudarmos de nome” - sublinham os representantes da redacção - “mas isso seria um investimento muito pesado”.
Por sua vez, um porta-voz da Altice vai dizendo que a revista é rentável mas as receitas tendem a descer:
“Precisa de um foco de gestão para se reerguer, o qual não podemos proprocionar-lhe.”
Os trabalhadores temem, assim, que esta venda possa ser, na realidade, “uma liquidação disfarçada” da revista.
Mais informação em Le Figaro, e o processo recente de L’Express no nosso site.