“Aftenposten Junior” uma alternativa às redes sociais

Mas, há cinco anos, na Noruega começaram a despontar as raízes do futuro do jornalismo. O jornal 'Aftenposten', fundado em 1860, decidiu apostar nas crianças e lançou o 'Aftenposten Junior', um jornal sério que explicaria as novidades aos mais novos, com o objectivo de criar o hábito de ler jornais.
Não foi uma novidade, mas o caso do 'Aftenposten Junior' é diferente.
O periódico publica noticias “ sérias” , mas explica-as, adaptando a linguagem ao publico a que se dirige. O objectivo era fornecer uma alternativa às noticias que leem nas redes socias, e que estão canalizadas para os adultos.
O 'Aftenposten Junior' publica notícias e relatórios sobre temas de interesse para crianças, como desporto, animais, culinária ou ciência. Mas, igualmente, também inclui informação, respondendo “às necessidades de um público emergente". O jornal está no mercado há cinco anos e o seu sucesso levou a que na Suécia fosse lançado um periódico semelhante.