O comunicado do Sindicato prossegue contando que “os administradores Luís Santana e Alda Delgado classificaram os resultados dos dois primeiros meses deste ano como ‘dantescos’, dadas as quebras nas vendas das várias publicações do grupo e também nas receitas de publicidade”. 

“Vários jornalistas do grupo Cofina aludiram igualmente a indicações de que a empresa poderá estar à venda, após os resultados de 2016, que, ainda que tenham sofrido uma quebra, representaram um lucro superior a quatro milhões de euros. O cenário de venda não foi referido pelos administradores quando se reuniram com o SJ.” 

A revista Meios & Publicidade procurou saber, “junto da administração do grupo Cofina Media, qual a dimensão dos cortes e o número de trabalhadores que poderão ser alvo de despedimento”, mas fonte oficial do grupo limita-se a referir que “tem vindo a ajustar as suas equipas, reduzindo na Imprensa escrita e apostando cada vez mais no digital, na multimédia e na CMTV”, não precisando o valor do corte de custos que se pretende com a reestruturação, mas admitindo que “não coloca de lado a utilização dos meios legais disponíveis, se tal for necessário, para ajustar a sua actividade às tendências de mercado”. 

Ainda segundo a M&P, “os lucros do grupo Cofina Media fixaram-se nos 4,3 milhões de euros em 2016, uma quebra de 14,4% comparativamente aos quase 5,1 milhões registados no ano anterior. O período foi marcado por um ligeiro decréscimo das receitas operacionais do grupo, que passaram dos 100,7 milhões de euros em alcançados em 2015 para os 99,9 milhões de euros, uma descida de apenas 0,7%.” 

O Sindicato dos Jornalistas entende que “houve uma inversão no discurso da administração da Cofina em relação à reunião anterior”, falando-se agora em recorrer a “todas as armas legais”, num “exercício transversal a todos os departamentos” da empresa, para “emagrecer a estrutura”, sublinhando que as receitas actuais não aguentam “a folha salarial” corrente.

 

Mais informação no comunicado do Sindicato e na M&P, de onde recolhemos a imagem utilizada