O Medium tornou-se, portanto, um agregador de conteúdos. Títulos com a importância de The Washington Post, The Economist, Bloomberg, The Atlantic ou Wired, depositam ali, na íntegra, alguns dos seus conteúdos mais exclusivos.

“Os utentes podem lê-los de graça, na maior parte dos casos, embora o Medium também tenha um programa de acesso pago que, por cinco dólares mensais ou 50 por ano, melhora a experiência e abre os conteúdos protegidos por uma paywall.” 

“Porque o Medium tem uma paywall optativa, que podem erguer, para textos concretos, todos os que escrevem na plataforma, sejam media reconhecidos ou bloggers amadores. A plataforma reparte com eles, em função do número de leituras ou do nível atribuído pelos utentes, o grosso da receita. Um bom autor pode conseguir 500 dólares por mês com uma reportagem de qualidade, e 8% ganham cerca de cem dólares mensais. Quantos meios tradicionais pagam isso por uma peça?” 

“Agora, o Medium vai fazer concorrência por si mesmo. Como já tem identificadas as temáticas que chamam mais leitores, lançou uma série de títulos próprios que os vão tratar, como marcas que aspiram a concorrer, mesmo, com os media tradicionais que também incluem nela os seus conteúdos.” 

Uma delas chama-se OneZero, uma revista de tecnologia. Outras que lançou até agora tratam de negócios, saúde e notícias de interesse geral. Um autor amador pode, assim, encontrar os seus textos incluídos numa dessas revistas do Medium, ganhando notoriedade, mais leitores... e mais dinheiro. O que significa que o Medium “está disposto a dar a volta aos meios digitais e à relação das plataformas tecnológicas com o jornalismo”. (...) 

“A empresa gastou cinco milhões de dólares em conteúdos originais em 2018. É mais dinheiro do que o orçamento de muitos meios de comunicação. Mas também é certo que desde a sua fundação levantou 132 milhões de dólares em capital de risco”. (...) “A aposta do Medium pelos conteúdos pagos levou a plataforma a eliminar a publicidade como via de financiamento em 2017.” (...)

 

O artigo aqui citado, na íntegra em Media-tics.