A grande Imprensa dos EUA enfrenta o “duopólio digital”
Segundo a notícia do Jornal de Negócios, que aqui citamos, as publicações reconhecem que estão dependentes do Google e Facebook para chegarem aos seus leitores, “lutando por atenção ao lado de notícias falsas, sites que replicam os seus conteúdos e vídeos de gatos”.
A comparação vai ainda mais longe: se os gigantes tecnológicos são a “realeza da corte”, os jornais “são os suplicantes e os servos”. “Representam uma ameaça economicamente maior do que o presidente Trump (até agora) com a sua retórica”, acrescentam. A aliança reconhece ainda que seria necessária legislação adicional para que lhes seja dada autorização para negociar como um grupo.
A News Media Alliance (que até Setembro de 2016 se chamava Newspaper Association of America) representa cerca de dois mil jornais nos EUA e no Canadá, incluindo jornais digitais e empresas multimédia. Também a News Corporation (de Rupert Murdoch) declarou que apoia o esforço de “chamar a atenção do público e do Congresso para o comportamento anti-competitivo do duopólio digital, especialmente no modo como ele afecta negativamente as empresas noticiosas e de informação”.
Mais informação no Jornal de Negócios, o artigo original do NYT (a que pertence a imagem utilizada) e a evolução da NAA para a nova News Media Alliance