Uma pausa
Terminadas as Festas, suspendemos a actualização regular deste site em Janeiro, para balanço da actividade e introdução dos ajustamentos técnicos e de conteúdos que a experiência aconselhar, como já aconteceu em anos anteriores.
Lançámos este site em Novembro de 2016 e, desde então, com o apoio dos nossos parceiros — com relevo para o CNC - Centro Nacional de Cultura, o Observatório da Imprensa do Brasil e a Asociación de la Prensa de Madrid — aprofundamos um trabalho de acompanhamento e de reflexão sobre os media, o jornalismo e os jornalistas, cuja mais-valia está bem documentada nos nossos arquivos e é igualmente bem testemunhada pelo expressivo número de visitantes regulares medido pelo Google Analytics.
Sem precisarmos de comparar, é manifesto que este projecto do CPI ganhou uma dimensão que, em muitos aspectos nos surpreendeu, e que, apesar da modéstia dos recursos, ombreia com o que de melhor se produz entre congéneres, nacionais e estrangeiros, com outros meios e apoios institucionais.
Aqui fica o registo pro memória, e o agradecimento ao CNC, que nos acolhe na sua sede, e à Fundação BCP, que nos incluiu no seu mecenato.
Passado quase meio século sobre a fundação do Clube Português de Imprensa, vale a pena um olhar retrospectivo sobre o que ficou feito e qual foi o contributo para um debate, cada vez mais urgente e necessário, na nossa paisagem mediática, e entre os profissionais do sector, sem sectarismos nem cumplicidades político-partidárias. Convenhamos que o desafio não é modesto. Bom Ano!…
A Direcção