Christophe Deloire, director-geral dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF) desde 2012, faleceu no passado dia 8 de Junho, aos 53 anos, e foi homenageado por mais de mil pessoas no Théâtre Libre, em Paris, no dia 20 de Junho, anunciou a organização.

Durante a cerimónia, foi lembrada a vida e carreira de Deloire, sublinhando a sua luta pela liberdade de imprensa e o direito à informação.

“Christophe Deloire combinava duas qualidades essenciais: era um homem de acção e um homem de reflexão”, disse Pierre Haski, presidente da RSF.

Na sessão foram exibidas mensagens de vídeo enviadas por personalidades como o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e os jornalistas vencedores do Prémio Nobel da Paz em 2021, Dmitry Muratov e Maria Ressa.

Dezenas de estudantes do Centro de Formação de Jornalistas, que foi co-dirigido por Christophe Deloire, subiram ao palco para saudar o jornalista e director da escola: “Obrigado, Christophe, por acreditar em nós, por instigar em todos nós os valores de um jornalismo ético”, cita a RSF.

Estiveram também presentes na sessão alguns dos jornalistas que foram libertados como resultado do trabalho e do empenho de Christophe Deloire nos últimos 12 anos como responsável da RSF.

(Créditos da fotografia: Romain Bréget, via Wikimedia Commons)