Algumas organizações de imprensa europeias apontaram o dedo à Google por excluir temporariamente, dos seus motores de pesquisa, os conteúdos noticiosos de alguns media da União Europeia, noticia o site Comunidade Cultura e Arte.

A European Magazine Media Association (EMMA), a European Newspaper Publishers’ Association (ENPA) e a News Media Europe (NME) “tomaram nota do anúncio da Google de um teste para suprimir conteúdo de imprensa europeu no Google News, Search e Discover”, começam por dizer as associações em comunicado conjunto.

Embora o teste apenas afecte 1% dos utilizadores na Bélgica, Croácia, Dinamarca, Grécia, Itália, Países Baixos, Polónia e Espanha, a Google não consultou os editores nem as associações sobre o estudo.

“Estamos extremamente preocupados com a falta de informação e transparência desta iniciativa”, afirmam as organizações, que apelam para que a Google “suspenda os seus testes com efeitos imediatos”.

A empresa tecnológica tinha anunciado, no passado dia 13 de Novembro, que iria desenvolver um “novo estudo sobre o impacto dos conteúdos noticiosos nos resultados das pesquisas na Europa”.

“Vamos fazer uma experiência temporária, que consistirá na exclusão das publicações noticiosas europeias dos resultados que aparecem” nos três motores de pesquisa já referidos, descreve o anúncio.

O teste é justificado com um pedido de informação por parte de autoridades administrativas independentes e de editores sobre “o impacto que a disponibilização de notícias nos motores de busca tem no uso dos produtos da Google”, bem como na “experiência de busca” dos utilizadores e no “tráfego que a Google encaminha para as publicações”.

“Quando a experiência tiver terminado, os conteúdos noticiosos voltarão a aparecer nas pesquisas”, esclarece a Google, sem indicar o período do estudo.

A EMMA, ENPA e NME lembram que é “crucial” que, no final, todos “os resultados sejam partilhados publicamente”.

(Créditos: sarah b no Unsplash)