Jornalistas da Al Jazeera que se encontram a cobrir o conflito em Gaza manifestaram-se contra o atraso no pagamento de despesas de trabalho por parte da estação de televisão, noticia o site noticioso Semafor.

Num email a que o Semafor teve acesso, o jornalista Hani Mahmoud, da Al Jazeera English, informou os colegas que a sua equipa, a funcionar em Gaza, deixará de reportar até que a estação pague as despesas em falta.

Mahmoud explica que, sem o pagamento da gasolina, por exemplo, os jornalistas não conseguem continuar a deslocar-se no terreno para fazer a cobertura do conflito.

Em resposta enviada ao Semafor, a Al Jazeera explicou que tem havido problemas logísticos para conseguir fazer chegar o dinheiro aos repórteres.

Devido ao “cerco israelita, estamos a ter dificuldades com a transferência dos fundos”, disse, ao Semafor, porta-voz da estação financiada pelo Qatar, acrescentando que a “equipa está a trabalhar diligentemente para resolver” o problema.

A Al Jazeera tem feito a cobertura dos ataques de Israel na Faixa de Gaza, sendo crítica desta intervenção militar. Como consequência, já sofreu represálias por parte do governo israelita, tendo, por exemplo, sido ordenado o encerramento das operações da Al Jazeera em Israel em Maio deste ano.

(Créditos da fotografia: imagem retirada do site da Al Jazeera)