A revista semanal francesa Le Point está a redefinir a sua estratégia e deixará de recorrer aos conteúdos da Agence France-Presse (AFP) para alimentar o site, anunciou Étienne Gernelle, director da publicação, numa entrevista ao Figaro.

“No mundo online, a noção do semanal já não existe”, disse o responsável. “A nossa ambição é continuar a crescer, reforçando a nossa política de conteúdo 100% feito pela redacção”, explicou.

Por isso, “a Le Point vai parar de publicar artigos da AFP no seu site”, informou.

Étienne Gernelle tem o objectivo de duplicar o número de assinantes da edição digital, que estabilizou nos 43 mil nos últimos meses.

Para isso, irá recorrer à chamada “paywall dinâmica”. Os leitores terão acesso a uma quantidade limitada de artigos, a partir da qual serão convidados a fazer uma subscrição.

“Entre estas duas etapas, os leitores terão de criar uma conta gratuita no nosso site”, acrescentou o director.

A revista Le Point, uma das principais em França, foi fundada em 1972 e é detida e financiada há 15 anos pela empresa Kering, de François Pinault.

(Créditos da fotografia: site da revista Le Point)