A imprensa regional tem sido uma das mais resistentes perante a acção corrosiva do tempo, das mudanças tecnológicas, e do advento sedutor da instantaneidade da informação.

É o caso do jornal "Região de Leiria", que está a celebrar o seu 90º aniversário, nascido a 10 de Outubro de 1935.

Com periodicidade semanal, o "Região de Leiria" mantém, como defende o seu director Francisco Rebelo dos Santos, "a ousadia, simples, mas ambiciosa, de dar voz a todos, em especial aos que não têm voz".

Para Francisco Rebelo dos Santos, no editorial que assina na edição de aniversário "temos orgulho no legado que recebemos. A coragem e visão dos fundadores, e antigos directores, é chave da longevidade e motivação permanente".

E observa que "sobrevivemos à censura e guardamos como tesouro os primeiros dias da liberdade. Da tipografia ao digital, temos uma longa história, sem nunca esquecer a independência editorial, o compromisso com a verdade e com os leitores".

Francisco Rebelo dos Santos enfatiza ainda, a propósito da data comemorativa, que "fazemos da região o nosso mundo, com a consciência de que o local e o global habitam um espaço comum. Estamos ao lado das pessoas e com as pessoas, acreditando que o jornalismo é janela de civilização e porta de um futuro justo e digno, onde verdade, rigor e ética, são pilares que sustentam a sociedade".

Fundado por J. Baptista Santos, o "Região de Leiria", no seu primeiro número, saudava o comércio e a indústria da região de Leiria "com os melhores desejos pelas suas prosperidades".

Na oportunidade deste aniversário, o semanário prepara um livro dedicado aos 90 anos do jornal, através de capas com história, considerado essencial para conhecer as datas mais importantes da região de Leiria.

(Créditos da imagem: jornal Região de Leiria)