A Rádio Miúdos, a primeira rádio portuguesa online feita por e para crianças, está a recrutar novos jovens locutores e a promover o torneio nacional de rádio e podcast Kids in Democracy

Jovens dos 8 aos 17 anos podem candidatar-se para integrar a equipa da estação, que celebra dez anos de existência em Novembro e que se apresenta como “uma rádio onde são os miúdos que falam e mandam”, pelas palavras de João Pedro Costa, um dos fundadores da estação. 

Actualmente, a rádio conta já com ouvintes em mais de 150 países. O objectivo é reunir crianças e jovens de diferentes origens que falem português, promovendo uma comunidade global de pequenos comunicadores. 

Paralelamente, a estação lança o torneio nacional Kids in Democracy, destinado a alunos do 2.º e 3.º ciclos e aos respectivos professores. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Federação Minha Terra e financiada pelo programa europeu CERV-Child, visa aproximar os jovens das autarquias locais e promover a participação na democracia. 

O torneio desafia as equipas escolares, compostas por pelo menos dez alunos, a criar um podcast de até três minutos, abordando temas como os instrumentos de comunicação existentes entre os jovens e os municípios ou propondo novas formas de participação. Os trabalhos deverão ser enviados até ao final do mês para o e-mail kid@radiomiudos.pt

Uma fase de consulta prévia a este desafio, envolvendo 432 crianças e jovens de 37 municípios, revelou uma carência de comunicação entre os mais novos e as autarquias, o que motivou esta iniciativa. Após a selecção das equipas, decorrerão oficinas e emissões de rádio ao vivo nas escolas participantes, onde se procurarão as melhores ideias para incentivar a cidadania activa. 

Os finalistas passarão à fase nacional, cuja final terá lugar num dos estúdios da Rádio Miúdos, situados no Bombarral e em Torres Vedras, no final do ano lectivo de 2025/2026. Está ainda em aberto a possibilidade de o grupo vencedor realizar uma visita ao Parlamento Europeu. 

(Créditos da imagem: Rádio Miúdos)