Os resultados financeiros da empresa responsável pela edição da revista Cristina, de Cristina Ferreira, revelam quebras significativas nas receitas, apontando para um cenário de prejuízo nos últimos anos, noticia o jornal digital Página Um. A revista entretanto vai fechar em Janeiro, segundo revelou a proprietária.

Segundo a análise da situação financeira feita pelo Página Um, a empresa Treze7, detida pela apresentadora da TVI, deverá fechar o ano de 2024 em “falência técnica, ou seja, com capitais próprios negativos”.

Lançada em Março de 2015, a revista Cristina, com edição mensal, foi apresentando números de vendas relativamente altos para o contexto português. No entanto, nos últimos anos, tem-se verificado uma quebra mais ou menos gradual nas receitas.

A publicação, que era inicialmente editada pela Masemba, empresa produtora da empresária, começou por vender mais de 112 mil exemplares no primeiro número e fechou o seu primeiro ano com uma média de vendas a rondar os 53 mil exemplares por mês, de acordo com os da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT), citados pelo Página Um.

Já em 2016, os números médios ficaram entre os 35 mil a 55 mil exemplares vendidos. No ano seguinte, Cristina Ferreira criou a sua própria editora, Treze7, para gerir a publicação.

Ao longo dos anos seguintes, os dados financeiros, disponíveis no Portal da Transparência da ERC, revelam que os resultados líquidos foram caindo, ainda assim mantendo-se em valores positivos. No final de 2020, por exemplo, os lucros rondavam os 35 mil euros.

O ano de 2021 foi o primeiro com prejuízos, na ordem dos 230 mil euros. No ano passado (2023), os resultados líquidos foram também negativos, com aproximadamente 265 mil euros de prejuízos.

“Os números deste ano [2024] não estão apurados, nem Cristina Ferreira deu qualquer esclarecimento ao Página Um, mas não será de surpreender se os 214 803 euros que ainda restavam de capital próprio no final de 2023 tenham sido ‘comidos’ completamente por mais prejuízos” em 2024, descreve o jornal digital.

Cristina Ferreira anunciou, no dia passado 5 de Dezembro, na sua conta oficial de Instagram, que esta "é a última revista Cristina na sua edição normal (haverá uma surpresa no início do ano) e a que fecha um projecto do qual me orgulho muito".