Publix cria novo espaço em Berlim dedicado ao jornalismo

A capital alemã conta, desde o passado dia 15 de Setembro, com um novo projecto dedicado ao jornalismo e a todos aqueles que estão comprometidos com a “democracia” e o “interesse público”.
O Publix é um edifício com espaços de trabalho (isolados e em open space), salas para conferências e workshops, locais para relaxar, um jardim e ainda um café e uma esplanada abertos ao público.
“É um espaço concreto onde o futuro do jornalismo e a esfera pública podem ser conceptualizados, debatidos, explorados e partilhados com a sociedade geral”, lê-se no site oficial, onde é possível também consultar os projectos dinamizados pelo Publix.
Já instaladas no edifício estão organizações como os Repórteres Sem Fronteiras da Alemanha; a redacção do Correctiv, responsável por trabalhos jornalísticos com projecção internacional; o grupo Investigate Europe, composto por jornalistas de investigação transfronteiriça; entre outros meios de comunicação social e fundações.
“Venham e façam desta a vossa casa”, disse a directora do Publix, Maria Exner, na cerimónia de inauguração, no dia 13 de Setembro, em que estiveram presentes mais de 700 convidados, incluindo a responsável governamental pela Cultura e Media, Claudia Roth.
A governante descreveu o projecto como “um exemplo brilhante do compromisso da sociedade civil com o apoio à liberdade de opinião e de imprensa”, acrescentando que o Publix vai “criar uma rede que reforça o futuro da diversidade mediática com inovações e projectos concretos”.
A programação do espaço já pode ser consultada na agenda, que inclui, por exemplo, um workshop dinamizado por uma das organizações instaladas no edifício sobre como cobrir a polarização sem a amplificar.
O Publix é uma iniciativa financiada pela Fundação Schoepflin, dedicada ao “desenvolvimento do pensamento crítico, a uma democracia vibrante e a uma sociedade diversa”, lê-se no site.
Para mais informação sobre o espaço e as suas valências, pode ser consultada a secção do site sobre o ediífico, bem como a entrevista a Ulrike Dix, responsável pelo projecto de arquitectura.
(Créditos da fotografia: site do Publix)