“Público” e DN apostam em projectos para a comunidade brasileira
Os jornais nacionais Público e Diário de Notícias (DN) anunciaram, separadamente, o lançamento de projectos direccionados para a comunidade brasileira a viver em Portugal ou para aqueles que planeiam vir para a Europa.
O DN lançou no início de Junho “um suplemento mensal em papel e um site noticioso com actualização diária” dirigido à comunidade brasileira em Portugal, segundo notícia do título centenário. O site do DN Brasil já está disponível.
O objectivo desta iniciativa “é valorizar os imigrantes que escolheram Portugal para viver e promover a integração na sociedade portuguesa”, lê-se no artigo de anúncio do projecto.
De acordo com o jornal, as notícias, que serão escritas em português do Brasil, têm “como audiência os migrantes — mas também todos aqueles que convivem com a comunidade imigrante, como empresários, familiares e amigos”.
O jornal Eco refere que este projecto é uma adaptação de um outro, intitulado É Brasil, desenvolvido pela administração liderada por José Paulo Fafe.
Por seu turno, o Público está a produzir uma nova aplicação de notícias dirigidas a leitores do Brasil. O lançamento da app deverá ser feito até ao Verão.
O projecto “resulta de uma parceria com um conjunto de experientes jornalistas brasileiros, vários deles correspondentes internacionais”, lê-se num artigo publicado no diário.
O projecto, PÚBLICO Brasil, “pretende ser a voz desta comunidade, vertendo em jornalismo de referência as suas preocupações, reflectindo em reportagens o seu viver, escutando a sua opinião, ajudando-a com informação útil e relevante”, descreve o jornal, que aponta para perto de meio de milhão o número de cidadãos brasileiros a viver em Portugal.
Tal como no caso do DN Brasil, também os artigos e reportagens deste projecto utilizarão a variante da língua portuguesa usada no Brasil.